A Gestão de Fornecedores é extremamente importante para as empresas. Esta prática ajuda a mitigar riscos, aumentar a qualidade do serviço e melhorar a relação com os fornecedores.
No atual ambiente de negócios, ter uma boa capacidade para criar e sustentar alianças é sinónimo de vantagem competitiva.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer todas as vantagens de adotar uma solução de gestão de fornecedores eficiente. Veja!
Benefícios de uma solução eficiente de Gestão de Fornecedores:
Economia
Com uma ferramenta de gestão, é possível reduzir o custo total do processo de aquisição. Além disso, ao diminuir o trabalho duplicado do profissional, minimiza-se o desperdício, sendo possível direcioná-lo para tarefas mais estratégicas dentro do setor.
Agilidade
Uma vez que as informações estão centralizadas num único ambiente, o trabalho é otimizado. Tudo acaba por ser facilitado, desde a recolha até a verificação das informações e documentos relacionados com os fornecedores.
Sem contar com os relatórios de gestão disponíveis para auxiliar nas tomadas de decisão de forma rápida e assertiva.
Governança
Este tipo de solução permite executar a gestão dos riscos na sua cadeia de fornecimento.
Esta permite acompanhar a capacidade dos seus fornecedores em honrar os compromissos financeiros, verificar se eles cumprem os padrões mínimos exigidos para prestar os serviços e ainda perceber se eles cumprem as leis, regulamentos e normas internas.
Colaboração
A ferramenta de gerenciamento ajuda no estreitamento da comunicação com os prestadores de serviço.
Pode permitir que o fornecedor faça atualizações ao seu registo sempre que necessário. Além disso, pode orientar e acompanhar a adequação da empresa aos objetivos e diretrizes da organização.
Por fim, permite também monitorizar a performance do fornecedor e, sempre que necessário, criar planos de ação.
São inúmeros os benefícios que a Gestão de Fornecedores pode trazer para as empresas.
E então, ficou convencido da importância de ter uma ferramenta assim para o dia a dia de compras? Deixe nos comentários o seu ponto de vista!
Caso queira receber mais artigos como este, assine a nossa newsletter!