Ser um bom líder em compras vai muito além dos conhecimentos técnicos que a área exige. As habilidades comportamentais estão sendo cada vez mais requisitadas para essa posição.

Por essa razão, o líder em compras precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para o grupo. Nesse cenário, uma das habilidades mais importantes para o profissional é o autoconhecimento.

Ter consciência a respeito de si próprio contribui para uma gestão mais assertiva, um time mais motivado e, consequentemente, melhores resultados.

Porém, conseguir ter essa compreensão de si não é fácil. Além dos pontos fortes, os líderes também precisam ter consciência de suas fraquezas.

A seguir, selecionamos 7 habilidades comportamentais para ser um bom líder em compras, incluindo uma indicação de leitura para cada uma delas:

1. Não tenha medo de pedir ajuda

Um bom líder em compras não tem medo de pedir ajuda quando necessário. Por maior que seja a sua experiência, está ciente de que não saber algo não significa ignorância ou falta de conhecimento suficiente para ocupar uma posição de liderança.

Uma das maneiras mais efetivas para evoluir profissionalmente é perguntar às pessoas da sua equipe ou a colegas de trabalho o que elas pensam ao seu respeito. Isso mostra que você está disposto a tentar enxergar seus pontos de melhoria para aprimorá-los.

Certamente, pedir ajuda também é uma forma de demonstrar confiança no trabalho da sua equipe e ter mais chances de conquistar o engajamento das pessoas.

Dica de leitura

Não tenha medo de ser chefe – Bruce Tulgan (Editora Sextante)

Neste livro, você vai conhecer, a partir de casos reais, os principais mitos e dificuldades enfrentados pelos gestores para conduzir suas equipes ao sucesso.

Um dos maiores especialistas no assunto, Bruce Tulgan, vai ajudar você a adquirir o hábito de gerenciar as pessoas todos os dias e a resolver os pequenos problemas de desempenho, antes que se agravem.

Leia um trecho do livro aqui.

2. Dê feedback

Oferecer feedback das atividades desempenhadas pelo time que você lidera contribui para o desenvolvimento de cada um dos profissionais, inclusive o seu. Essa é uma das melhores estratégias para garantir que os trabalhos continuem alinhados ao ritmo de produção.

Com a migração das atividades para o home office, modelo de trabalho que deve permanecer daqui para frente, e a necessidade de liderar equipes à distância, o líder em compras precisa garantir que a cultura de feedback permaneça nos encontros remotos.

Todos ganham com isso: empresa, líder e colaborador. Um feedback assertivo e empático é fundamental para aproximar as pessoas das metas e impulsionar o desenvolvimento delas.

Dica de leitura

A arte de dar feedback – Harvard Business Review (Editora Sextante)

Para ajudar as pessoas a atingirem as metas e realizarem seu potencial, você precisa fornecer feedback regularmente. Mas a tensão de falar sobre questões delicadas pode ser esmagadora.

A arte de dar feedback fornece conselhos práticos para transformar qualquer conversa sobre desempenho – de atualizações semanais a avaliações anuais – em uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Leia um trecho do livro aqui.

3. Reconheça os méritos profissionais de seu time

A principal ferramenta de gestão de um líder em compras é saber reconhecer tanto o seu potencial, quanto os dos seus colaboradores. Isso aumenta as chances da satisfação profissional e, consequentemente, a motivação das pessoas para gerar mais resultados.

“As pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações. Elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência”.

Essa frase de Idalberto Chiavenato, famoso autor brasileiro de livros sobre administração, reforça a importância de empresas e líderes em valorizar seus colaboradores.

Dica de leitura

Equipes brilhantes – Daniel Coyle (Editora Sextante)

Com base em recentes pesquisas científicas, Daniel Coyle identifica três habilidades-chave que geram coesão e cooperação, e explica de que forma grupos heterogêneos aprendem a funcionar como uma mente única.

Não importa o tamanho do seu grupo, este livro vai lhe ensinar os princípios da química cultural que transforma indivíduos em equipes capazes de incríveis realizações.

Leia um trecho do livro aqui.

4. Engaje sua equipe

Ter colaboradores engajados significa ter uma experiência positiva no dia a dia da empresa. Para isso, ter um ambiente de trabalho agradável é essencial, pois gera menos resistência das pessoas, que tendem a produzir melhor.

Para isso, o líder em compras precisa ter clareza sobre os caminhos necessários para o sucesso da equipe e como cada colaborador pode contribuir para isso. Ao saber que sua atuação é essencial para conquistar as metas, o colaborador tende a se sentir motivado.

Além disso, pessoas engajadas na equipe geram resultados mais precisos e aumentam a capacidade de inovação e criatividade de uma empresa.

Dica de leitura

Motivação 3.0 – Daniel H. Pink (Editora Sextante)

Com base em décadas de pesquisas científicas, Pink expõe neste livro o descompasso entre a ciência da motivação e as práticas corporativas, e explica como isso afeta todos os aspectos de nossa vida.

Examinando os três elementos da verdadeira motivação – autonomia, excelência e propósito –, o livro apresenta técnicas inteligentes e surpreendentes para colocar estes princípios em ação.

Leia um trecho aqui.

5. Saiba tomar decisões

Hoje, as decisões nas empresas se tornaram mais complexas. Tomar uma decisão pode representar tanto o sucesso como o fracasso. Em compras, essa tarefa carrega ainda muito peso, já que as escolhas estão ligadas com custos e economia das empresas.

O autoconhecimento traz confiança, qualidade necessária para liderar e buscar respostas. Com isso, o líder em compras também passa a perceber se está pronto para alcançar os resultados e, muitas vezes, traz propostas de como melhorá-los.

Nesse sentido, é importante considerar ideias, sugestões e participação das pessoas da equipe nas tomadas de decisão, principalmente quando há impactos diretos nas atividades realizadas por elas.

Dica de leitura

Rápido e devagar – Daniel Kahneman (Editora Objetiva)

Em “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.

Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição e oferece insights práticos sobre como tomar decisões nos negócios e na vida pessoal.

Veja mais detalhes aqui.

6. Use sua criatividade

A criatividade vem ganhando cada vez mais importância nas organizações, e líderes de sucesso são considerados pessoas criativas e disruptivas. O potencial criativo de um líder é fundamental para transformações positivas, pois está ligado à capacidade de inovação.

Mas na maioria das vezes, o líder não está sozinho. A criatividade de um líder em compras e de uma empresa é potencializada no coletivo. Por isso, ter pessoas diversas na equipe, com diferentes expertises, é muito benéfica para a inovação e competitividade.

Dica de leitura

Isto não é um livro – Keri Smith (Editora Intrínseca)

Em “Isto não é um livro”, a autora surpreende os leitores com inúmeras situações inusitadas que os farão questionar o que de fato é um livro.

Plantar ideias, transformar páginas, viajar no tempo, desafiar-se – os convites a interagir e interferir no conteúdo são os mais diversos e improváveis, numa aventura de criação que atiça a curiosidade e bagunça os paradigmas do que são e para que servem os livros que lemos.

Veja mais detalhes aqui.

7. Escute o que as pessoas têm a dizer

A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes para um líder em compras. Saber escutar é fundamental para o processo de aprendizado e crescimento profissional.

O conceito de escuta ativa tem a preocupação em ouvir atentamente o que uma pessoa diz, buscar entender ao máximo o que está sendo dito, considerar a linguagem corporal durante uma conversa e ser capaz de criar uma empatia.

Um líder que escuta está mais disposto a atualizar seu modo de pensar e agir, inovar, conhecer melhor as pessoas e, claro, aprimorar seus relacionamentos.

Dica de leitura

O palhaço e o psicanalista – Christian Dunker e Cláudio Thebas (Editora Paidós)

Christian Dunker e Cláudio Thebas abordam neste livro, com bom humor e profundidade, um tema comum para ambos os ofícios: como escutar os outros? Como escutar a si mesmo? E como a escuta pode transformar pessoas?

Mesclando experiências, testemunhos, casos e reflexões filosóficas, os autores compartilham o que aprenderam sobre a arte da escuta, um tema tão urgente no mundo atual.

Veja mais detalhes aqui.

Acima, vimos algumas habilidades para a liderança em compras, que vão muito além do conhecimento técnico.

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Até a próxima! 😉